Pedra do Baú – Via Ferrata

A Pedra do Baú é uma formação rochosa localizada na cidade de São Bento do Sapucaí, estado de São Paulo, Brasil.

Com seus mais de 1.950 metros de altitude, é um dos principais pontos turísticos da região, atraindo turistas e praticantes de esportes de aventura o ano todo.

A trilha para chegar até o topo da Pedra do Baú é considerada moderada e possui uma distância de aproximadamente 3,5 km de uma subidinha constante.

Se você está começando fazer trilha agora, dê uma olhadinha nessas dicas!!

Rochas e vegetação natural são obstáculos que encontrará durante o percurso, tornando a caminhada mais desafiadora.

Chegando ao topo da Pedra do Baú, você será recompensado ​​com uma vista panorâmica da região, que inclui montanhas, vales e cidades vizinhas.

É possível ver, por exemplo, a Serra da Mantiqueira e a cidade de Campos do Jordão.

Além da trilha para o topo, pode-se praticar escalada e rapel na Pedra do Baú.

Se você é aventureiro e deseja subir ainda mais alto, há uma segunda formação rochosa chamada Pedra do Bauzinho, que oferece uma vista ainda mais ampla da região.

É importante lembrar que a Pedra do Baú é uma área natural protegida e é necessário seguir as regras do parque e preservar o meio ambiente durante a visita.

Recomendamos também contratar guias especializados para garantir a segurança durante a trilha e as atividades de aventura caso você não seja escalador ou um trilheiro experiente.

Nossa experiência

Marcamos cedinho com nosso guia Luis e como éramos apenas nós dois no grupo só precisamos assinar o termo de responsabilidade e logo nos preparamos para a subida.

Nossas mochilas estavam leves, apenas com um lanche, uma blusa e alguns pequenos itens essenciais, essa dica é valiosa porque carregar peso a toa é sempre frustrante.

Subimos em um ritmo lento, porém constante e isso fez toda a diferença porque não paramos muito até chegar a base.

O Luis nos equipou com a cadeirinha, capacete, mosquetão e corda, passou todas as orientações de segurança e começamos logo de cara com a via ferrata.

Via ferrata

São aproximadamente 600 degraus de ferro até o topo e poucos trechos de escalaminhada.

A experiência é maravilhosa se você não tem muito medo de altura, se confia no equipamento e no guia, fica em paz! Dá para curtir muito a vista no percurso.

A via é composta por escadas, pontes, passarelas e cabo de aço que possibilitam aos visitantes subir a face vertical da Pedra do Baú.
Essa é uma modalidade de escalada que oferece mais segurança do que uma escalada tradicional, pois os visitantes ficam presos a um cabo de aço o tempo todo.

Além disso, pessoas de todas as idades e níveis de habilidade podem participar, sem necessidade de experiência prévia em escalada.

Quando chegamos no alto da Pedra do Baú ficamos maravilhados com a imensidão, é realmente impressionante a altura e a vista.

Pudemos aproveitar muito esse momento porque não tinha ninguém lá em cima além do nosso grupo e sempre com muita segurança dá pra curtir bastante.

Ficamos lá por mais ou menos uma hora antes de descer.

A descida foi bem rápida e tranquila, encontramos dois outros grupos subindo por volta das 11 horas da manhã.

A temperatura no meio do caminho já vai esquentando e lá embaixo já estava um sol bem quente, diferente de momentos antes com bastante vento na altitude da montanha.

A nossa certeza é que se você for, não vai se arrepender!

COMO CHEGAR

Para chegar lá partindo de São Paulo, pode-se seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) até a cidade de Guaratinguetá, onde deve-se pegar a Rodovia SP-171 em direção a Campos do Jordão.

Ao chegar em Campos do Jordão, deve-se seguir pela Estrada do Horto Florestal até o acesso para a Pedra do Baú.

É possível chegar de carro ou contratar um transporte turístico local.

A entrada para a Via Ferrata da Pedra do Baú fica próxima ao estacionamento principal, onde há uma bilheteria para a compra de ingresso e contratação de guias. (Nós optamos por fazer a compra antes, online)

O QUE LEVAR

  • Roupa leve e confortável;
  • Agasalho, leve para o frio;
  • Bota de caminhada ou Tênis Confortável;
  • Boné ou chapéu;
  • Protetor solar;
  • Recipiente para água (cantil, garrafa PET, bolsa de hidratação);
  • Lanche para trilha;
  • Câmera fotográfica, celular;
  • Mochila pequena.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *