Pico Olimpo – Conjunto Marumbi

O Pico Olimpo fica na Serra do Mar paranaense, é o ponto mais alto do Conjunto Marumbi.

A trilha para chegar ao topo é considerada uma das mais difíceis do Brasil, você precisa de preparado físico e técnico.

A vista panorâmica do cume é recompensadora, com um visual impressionante da Mata Atlântica e da costa paranaense.

Infelizmente não foi a realidade da nossa expedição. Não vimos nada além de um véu branco.

A subida ao Pico Olimpo é um ótimo desafio para os amantes da aventura e da natureza (e altura, rs), com paisagens únicas ao longo do caminho.

NOSSA EXPERIÊNCIA

Fomos em cinco pessoas para poder dividir os custos de pedágio e gasolina e, claro, aproveitar a companhia dos amigos porque fica muito melhor.

Saímos de São Paulo por volta das 22h e chegamos no Parque Estadual Pico do Marumbi às 3h.

Dormimos no carro mesmo porque o acesso só é permitido a partir das 6h.

Quando deu o horário arrumamos nossas mochilas e começamos a trilha que se inicia numa estradinha de pedras por quase 5km.

Chegando na primeira estação é preciso atravessar os trilhos e caminhar até a próxima por trilha.

Já na segunda estação assinamos os termos de responsabilidade e recebemos as instruções do funcionário do Parque.

Optamos por subir pela via Branca que é mais íngreme e de descer pela via Vermelha que é mais longa.

A trilha é praticamente de subida constante, com muitas raízes, pedras e troncos pelo caminho até chegar aos temidos grampos!

Eu (Nath), sou doida por altura então amei a sensação de estar ali, o mais triste de tudo é que estava chovendo muito, muito, muito, apesar da previsão do tempo dizer que não choveria, então a visibilidade era péssima.

Sobre os grampos, apesar das fotos e vídeos mostrarem como são assustadores não se deixe levar.

Eles estão bem espalhados pelo caminho e se você seguir com calma e responsabilidade dará tudo certo.

Existem trechos mais íngremes com maior dificuldade e até mesmo uma exposição maior, por isso é importante você estar sempre atento ao caminhar.

Depois de uma subida infinita, finalmente chegamos ao cume e não conseguimos apreciar a imensidão e altura pois estava tudo branco, o tempo fechado e chuvoso, portanto, comemos, assinamos o livro e partiu descer.

Como optamos pela descida mais longa imaginávamos que ela seria mais fácil, um belo engano porque a descida foi tão técnica e exposta quanto à subida.

Mesmo com as dificuldades é uma ótima trilha, cheia de belezas selvagens, grandes pedras, algumas passagens pequenas de água e muito grampos e cordas.

Em uma parte do caminho a descida parece infinita com uma corda gigante e vários trechos com grampos, e mesmo descendo tudo ainda estava longe de acabar.

No finalzinho a trilha muda um pouco e fica mais tranquila e chega novamente à estação.

Encontramos outros trilheiros, trocamos algumas experiências e seguimos nosso caminho de volta ao estacionamento.

O QUÊ LEVAR?

• Boné/Chapéu;
  • Capa de chuva;
  • Lanterna.

Obs: Nós levamos equipamento de segurança, cadeirinhas de escalada, corda, mosquetões e fitas anel para usar nos grampos.

COMO CHEGAR?

Para chegar ao Conjunto Marumbi partindo de São Paulo, é necessário ir de carro, já que essa é a opção mais prática.

A viagem dura em média 5 horas e são cerca de 450 km de distância, dependendo do trânsito.

A rodovia BR-116 é utilizada para acessar o Parque Estadual Pico do Marumbi, passando por cidades como Curitiba e Morretes.

Da cidade de Piraquara, os visitantes podem seguir em direção à Estação Marumbi, onde se inicia uma trilha para o Pico Olimpo.

Você precisa estar atento às condições climáticas e às orientações das autoridades locais antes de iniciar a viagem.

ATENÇÃO!

Não é necessário fazer reserva;

Tem um estacionamento antes da entrada e o pagamento é em dinheiro (R$20,00)

Não é permitido acampar no Pico;