Capim Açu – Fernando de Noronha

Capim Açu, uma trilha no paraíso

A Trilha do Capim Açu em Fernando de Noronha é uma das atrações mais populares do arquipélago.

Durante a caminhada, é possível avistar a fauna e flora local, como espécies de aves, árvores e plantas típicas da região.

É sempre essencial seguir as orientações dos guias locais e respeitar as regras de preservação ambiental da ilha, como não deixar lixo na trilha e não perturbar a fauna e flora.

Como começar?

Para fazer a trilha, você precisa contratar um guia autorizado pelo ICMBio, responsável pela gestão do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Embora a reserva possa ser feita online, o agendamento do passeio deve ser feito pessoalmente no Centro de Visitantes ICMBio/TAMAR – Vila do Boldró, diariamente das 16h às 19h, com distribuição de senha a partir das 15h30. O agendamento pode ser feito com até seis dias de antecedência e não é possível fazê-lo pela internet.

Você pode contratar o guia na entrada do parque ou por meio de agências de turismo locais. É crucial escolher um guia experiente e conhecedor da trilha, para garantir a segurança e aproveitar a experiência.

Nosso guia foi o Dino! Escolhemos muito bem porque ele é nascido lá então conhece muito!

Além disso, é essencial levar água, protetor solar, repelente, boné, óculos de sol e calçados confortáveis e apropriados para caminhada. Recomendamos também levar um lanche leve, como frutas ou barras de cereal, para comer durante a trilha, se achar necessário.

Nós sempre tomamos um café da manhã bem reforçado antes de sair.

Caminho

A trilha Trilha do Capim Açu em Fernando de Noronha começa em uma área de mata, com bastante sombra, mas uma subida íngreme. Durante o percurso, conhecemos o Farol e dois mirantes.

Precisamos te lembrar que a visitação é limitada a um número restrito de pessoas por dia e que a trilha é recomendada apenas para turistas com boa condição física, já que há muitas subidas no percurso.

Ela tem cerca de 8km de extensão, a trilha começa após o PIC do Sancho, na Vila da Quixaba, e passa pela vegetação nativa remanescente da ilha, pelo Mirante do Farol da Sapata e pela ponta do Capim Açu, oferecendo vistas panorâmicas da ilha de diversos ângulos e do costão rochoso. Depois de descer a ponta do Capim Açu, pudemos ver a caverna que tem o mesmo nome.

A trilha segue pelo extenso costão do Leão e, em seu trecho final, é possível fazer uma pausa para um mergulho em uma piscina natural.

Use manga longa e calça (leves, roupa de caminhada) no trecho inicial para evitar contato com a vegetação e até a exposição do sol, e o passeio é realizado durante o período de maré baixa.

Na Praia do Leão tivemos uma surpresa muito agradável ao nos depararmos com os caminhos percorridos pelas tartarugas desde o lugar onde puseram seus ovos, até o mar.

Essa área é bem protegida pelo Projeto Tamar, então fomos orientados a observar de longe.

Término da caminhada

Ao final da caminhada conseguimos uma carona até a Praia do Sueste, que na ocasião estava fechada por conta de um ataque de tubarão (Não esquenta, lá não acontece esse tipo de coisa, o ataque foi culpa de um grupo de pesquisa que atraiu uma outra espécie de tubarão para estudo naquela praia e não os levaram embora, foi um ocorrido incomum na ilha).

Pegamos um ônibus e voltamos para a Vila dos Remédios.

O dia super valeu a pena. Conhecer Noronha pela perspectiva das trilhas é algo que nem todos têm o prazer de realizar.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *