Pico dos Marins

O Pico que nos deixou apaixonados pelo trekking na montanha.

O Pico dos Marins é uma montanha localizada no estado de São Paulo.

É um lugar muito procurado por pessoas que gostam de fazer trilhas e escaladas. O pico tem cerca de 2.420 metros de altitude e oferece uma vista incrível da região.

Para chegar ao topo, é preciso fazer uma trilha que pode levar cerca de 8 horas, dependendo do ritmo da caminhada. Durante o percurso, os visitantes podem apreciar a natureza, como cachoeiras, rios e animais silvestres.

Prepare equipamentos adequados e procure guias experientes para garantir sua segurança.

Se você gosta de aventuras ao ar livre, o Pico dos Marins pode ser uma ótima opção!

Como chegar?

Para chegar ao Pico dos Marins, é preciso seguir até a cidade de Piquete, que fica no estado de São Paulo. A partir daí, você pode acessar a trilha que leva até o topo da montanha. Existem duas opções de trilha:

  1. Trilha pelo bairro do Paiolinho: você pode acessá-la seguindo pela estrada do Paiolinho, a partir da rodovia SP-042. Essa trilha é mais curta, com cerca de 7,5 km de extensão, porém é mais íngreme. É importante destacar que essa trilha não é recomendada para iniciantes ou pessoas sem preparo físico adequado.
  2. Trilha pelo bairro do Marinzinho: você pode acessá-la seguindo pela estrada do Marinzinho, também a partir da rodovia SP-042. Essa trilha é mais longa, com cerca de 12 km de extensão, porém possui uma menor inclinação. Essa trilha é mais recomendada para iniciantes ou pessoas que não possuem um bom condicionamento físico.

Tivemos a oportunidade de subir o Marins duas vezes. Na primeira, tudo era incrível e deslumbrante por ser nossa primeira montanha.

Preparamos os equipamentos, calculamos a quantidade de água necessária, já que não há fontes naturais de água pelo caminho, e, por fim, com tudo pronto, dividimos a comida em pequenos grupos e as partes das barracas também foram separadas para equilibrar o peso.

O caminho foi emocionante, o céu estava limpo e a paisagem era de tirar o fôlego. Mantivemos um bom ritmo para chegarmos antes do pôr do sol e valeu muito a pena escolhermos ver o por do sol do Pico!

No topo, não há muito espaço para as barracas, por isso é importante chegar cedo para conseguir um bom lugar.

Fez muito frio e nossos fogareiros foram indispensáveis, visto que não é permitido fazer fogueiras na montanha. Uma alimentação quentinha após um dia de subida é muito importante.

A vista do topo do Pico dos Marins é considerada uma das mais belas do estado de São Paulo. Num céu limpo e estrelado fica tudo mais intenso.

Lá do alto, é possível ter uma vista panorâmica das montanhas e vales da Serra da Mantiqueira, além de avistar diversas cidades da região, como Piquete, Cruzeiro e Lorena. Em dias claros e sem neblina, é possível até mesmo ver a Serra do Mar ao longe. É um cenário deslumbrante e que certamente vale a pena ser apreciado.

Quando acordamos não tivemos boa visibilidade, então a melhor opção foi arrumar tudo e sair bem cedinho para fazer uma boa descida. E foi muito boa mesmo, chegamos à base satisfeitos e seguros.

Mal tempo na montanha

A segunda vez que subimos estávamos em um grupo menor e fomos no mês de Fevereiro, uma péssima escolha porque choveu do começo ao fim.

Fica tudo mais perigoso, a rocha fica escorregadia, a visibilidade muito baixa e o vento mais forte.

Na região da Serra da Mantiqueira, onde fica o Pico dos Marins, a melhor época para subir a montanha é durante o inverno, de junho a setembro, quando as temperaturas são mais baixas e as chuvas são menos frequentes.

Durante o verão, de dezembro a março, as chuvas são mais intensas e frequentes, o que pode dificultar a subida e aumentar o risco de deslizamentos de terra e pedras.

Mesmo assim chegamos em segurança e com muito frio. Percebemos que não valia a pena ir até o pico, então acampamos no platô mais próximo e no dia seguinte atacamos o cume antes de ir embora.

Passamos muito frio, todas as nossas coisas estavam molhadas, vimos pouquíssima coisa, mas nos serviu de experiência para respeitarmos a temporada de montanhas.

Dicas gerais

Se você está planejando subir o Pico dos Marins pela primeira vez, aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a chegar ao topo com sucesso:

  • Prepare-se fisicamente: A subida do Marins é intensa, então é bom estar em boa forma física. Pratique alguns exercícios regulares para fortalecer as pernas e as costas.
  • Leve os equipamentos certos: Vista roupas confortáveis e um calçado apropriado, além de uma mochila com água, lanches leves, medicamentos, protetor solar e uma lanterna.
  • Contrate um guia local: Se é sua primeira vez na região, pode ser útil contratar um guia local que conheça bem a área e saiba as melhores trilhas para chegar ao Pico dos Marins.
  • Comece cedo: Para evitar o sol forte e ter tempo suficiente para chegar ao topo antes do anoitecer, comece a subida cedo.
  • Respeite seus limites: Subir uma montanha não é fácil, então se sentir cansado, com dor ou mal-estar, pare, descanse e avalie se é possível continuar.

Lembre-se sempre de respeitar a natureza e as regras da montanha, como não deixar lixo na trilha, não acampar em áreas proibidas e não fazer fogueiras. Seguindo essas dicas, você pode alcançar o topo do Pico dos Marins com sucesso e aproveitar a vista incrível do alto da montanha.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *