A trilha de Bonete até Castelhanos em Ilhabela é uma caminhada desafiadora, mas recompensadora, que percorre cerca de 34km através de uma linda paisagem da Mata Atlântica e da costa do litoral norte de São Paulo.
A trilha começa na Praia de Bonete e segue em direção ao topo da serra, onde você terá vistas panorâmicas da região.
Depois, a trilha desce pelo vale e segue por praias desertas, cachoeiras e mata fechada até a Praia de Castelhanos.
Seguimos a seguinte sequência de praias: Sepituba – Bonete – Enchovas – Indaiauba – Praia Vermelha – Praia Mansa – Castelhanos.
O percurso requer um esforço físico significativo, além de ter alguns trechos com obstáculos e terrenos acidentados, por isso é importante se preparar e levar equipamentos adequados, água e comida suficientes para a caminhada.
A trilha é considerada uma das mais bonitas do litoral norte de São Paulo, e oferece uma oportunidade única de explorar as belezas naturais da região e se desconectar da vida na cidade.
Como chegar?
Para chegar à trilha de Bonete até Castelhanos em Ilhabela, você precisa ir até a Ilhabela, que é uma ilha localizada no litoral norte de São Paulo. Existem duas maneiras principais de chegar a Ilhabela:
- De carro: Você pode dirigir até São Sebastião, que fica a cerca de 200 km de São Paulo, e depois pegar uma balsa até Ilhabela. A balsa sai regularmente a cada 30 minutos durante o dia, e o tempo de travessia é de cerca de 15 minutos. Uma vez em Ilhabela, você pode alugar um carro ou usar transporte público para chegar à Praia de Bonete.
- De ônibus: Existem várias empresas de ônibus que oferecem transporte direto de São Paulo para Ilhabela. O tempo de viagem é de cerca de 4 horas, dependendo do trânsito. Uma vez em Ilhabela, você pode usar transporte público ou táxi para chegar à Praia de Bonete.
Início da trilha
Estacionamos o carro no começo da trilha para começar às 07h30.
O caminho tem muitas subidas e descidas, em geral não é difícil, mas exige muita resistência porque andar com a mochila cargueira em terreno inclinado não é fácil.
As paradas eram feitas nas praias para descansar ou próximas a fontes de água pelo caminho para fazer as refeições. A primeira praia visitada foi a Praia do Bonete.
Existem boas fontes de água ao longo do caminho, não há necessidade de carregar muitos litros extra na mochila.
Dois pontos no caminho consideramos mais críticos. A primeira subida é após a Praia de Enchovas, bem longa, quase interminável.
Como essa foi a primeira etapa do nosso segundo dia, estávamos descansados e alimentados.
A segunda subida é logo após a Praia de Indaiauba, nossa praia preferida do caminho por ser extremamente limpa e o mar perfeito! Ótimo lugar para se recuperar, descansar, tomar um banho e renovar as energias porque a próxima subida é mais curta, porém, extremamente íngreme e cansativa.
Depois de subirmos muito chegamos ao local do nosso acampamento para descansar e finalizar a trilha no dia seguinte.
Final da trilha
A trilha sempre conta com muitas subidas e descidas, porém, o último dia é mais tranquilo em relação aos dois primeiros. Essa etapa é composta por muitos degraus e alguma rampas, passando pela comunidade nativa da ilha.
Ao chegar na Praia de Castelhanos a paisagem é recompensadora! Tirar as mochilas, botas e poder mergulhar numa praia ótima, com uma faixa de areia bem extensa, quiosques e até rio! (Cuidado com os borrachudos, encontramos muitos nessa região)
Alugamos jeeps para a volta. Caminhamos até o estacionamento e levamos cerca de 1h até nos deixarem no centro da cidade.
A trilha de Bonete até Castelhanos em Ilhabela foi tão boa que repetimos a experiência.
Deixe um comentário