Da Praia do Sono à Praia da Ponta Negra – Paraty

Essa parte da travessia da Joatinga em Paraty, Rio de Janeiro, é uma trilha espetacular que oferece uma jornada incrível pela Mata Atlântica e lindas praias.

Esta trilha, localizada na Costa Verde, proporciona uma oportunidade única de explorar a natureza cada vez maior da região.

A trilha tem subidas íngremes e descidas bem intensas, mas vale muito a pena.

Passando por lá você pode desfrutar de vistas panorâmicas do oceano, descobrir praias isoladas e mergulhar em piscinas naturais.

Ao longo do caminho, a rica biodiversidade da Mata Atlântica é uma companhia constante, com uma variedade de flora e fauna para admirar.

A travessia da Joatinga requer preparação e cuidado, já que as condições podem ser variáveis.

Com certeza, é uma experiência inesquecível para quem ama a natureza e trilhas, oferecendo um vislumbre da beleza natural de Paraty e suas paisagens impressionantes.

Aqui estão alguns detalhes sobre a trilha:

Distância e Duração : A trilha tem aproximadamente 10 quilômetros de extensão, e leva cerca de 4 a 6 horas para ser concluída, dependendo do seu ritmo e das condições do terreno.

Dificuldade : É uma trilha considerada de nível médio a difícil devido às subidas profundas, terreno acidentado e a necessidade de atravessar rios.

Início : A trilha começa na Praia do Sono, uma praia deslumbrante que você pode alcançar de barco a partir de Paraty ou por uma trilha curta a partir do bairro Laranjeiras.

A partir da Praia do Sono, siga o horário regular para a trilha da Ponta Negra.

Terreno : Uma trilha variada de trechos de areia, pedras e solo de floresta tropical.

Espere ter que atravessar riachos, e é aconselhável levar calçados seguros para caminhadas.

Pontos de Interesse : Durante a trilha, você passará por diversas praias isoladas, como a Praia dos Antigos e a Praia dos Antiguinhos, que oferecem oportunidades de descanso e são lindas.

O mirante da Ponta Negra também proporciona uma vista panorâmica espetacular.

Acomodação : A Praia da Ponta Negra tem algumas opções de acomodação, como campings e casas de pescadores, embora seja aconselhável fazer reservas com antecedência, já que a área é remota e popular entre caminhantes e aventureiros. (Fomos num feriado chuvoso e foi fácil conseguir)

Preparação : Certifique-se de estar bem preparado para a trilha, com água, comida, protetor solar, repelente de roupas, roupas adequadas, e leve um mapa ou GPS, já que a sinalização pode ser limitada em alguns trechos. MUITAS bifurcações.

Época Ideal : A melhor época para fazer a trilha é durante a estação seca, que geralmente ocorre entre abril e setembro, pois as condições podem ficar mais difíceis durante a estação chuvosa.

NOSSA EXPERIÊNCIA

Estávamos em um grupo de quatro pessoas com um bom ritmo de caminhada. O tempo todo tem subidas difíceis, muitos degraus e descidas tão intensas quanto.

Chegamos até a Praia do Sono com sol e lá vimos uma paisagem maravilhosa, a água clara, faixa de areia bem longa e as árvores no fundo proporcionando bastante sombra.

Depois disso tem uma escadaria bem longa, bem longa mesmo até o mirante e daí segue a trilha até a Pra dos Antigos.

Passamos por alguns trilheiros que nos afirmaram ser a praia mais bonita do caminho, mas estávamos vendo tudo com chuva.

Mesmo assim, chegando na Praia de Ponta Negra vimos um mar lindo, é uma praia pequena com a comunidade toda ali em suas atividades.

Mercadinho, a escola municipal, restaurantes, tudo próximo ou na própria areia.

ANTES DE VIAJAR

• Planeje bem o tempo que passará lá. A travessia completa leva cerca de 5 dias para ser concluída, some com o tempo de ida e volta.
  • Alimentação. Nas praias que passamos havia restaurantes e quiosques, porém a comida é cara se você está fazendo um trekking mais rústico. Um bom exemplo é o pão com ovo na região que custa R$20,00.
  • Camping. Não é permitido camping selvagem, então prepare-se para para camping nas praias. Nós achamos preços desde 30 a 60 reais, é só perguntar pela praia que aparecerão opções.
  • Estacionamento. Ao chegar na região aparecerão moradores oferecendo vagas em suas casas, estacionamentos e até na rua, os preços variam entre 25 e 35 reais, mas você pode negociar. Não vimos local para estacionar na rua.

O QUÊ LEVAR

Se você pretende passar apenas o dia na praia e fazer a trilha entre uma praia e outra pode ficar tranquilo, caso você pretenda acampar leve sua barraca, itens para cozinhar (alguns campings oferecem), saco de dormir, isolante térmico, roupa de banho e sacos plásticos para levar seu lixo de volta.

Quanto ao banheiro, encontramos nos estabelecimentos da praia, mas prepare-se e leve seu papel higiênico.

COMO CHEGAR

Para chegar à travessia da Joatinga em Paraty, saindo de São Paulo, você tem algumas opções.

Vamos descrever duas das formas mais comuns:

1. De Carro :
    • Pegue a Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-70) em direção a São José dos Campos.
    • Continue pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) até a saída para a Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), em direção a Ubatuba e Paraty.
    • Siga na Oswaldo Cruz até chegar a Paraty. A estrada passará pela serra e oferecerá belas paisagens.
    • Em Paraty, siga o horário para o bairro Praia Grande, que é onde a trilha da Joatinga tem início.
  2. De ônibus :
    • Há ônibus que parte de São Paulo com destino a Paraty. Verifique as opções disponíveis em sites de empresas de transporte rodoviário.
    • Ao chegar em Paraty, você pode pegar um táxi ou transporte local até o início da trilha na Praia Grande.

Lembrando que antes de viajar, é sempre bom verificar as condições da estrada, especialmente em épocas de chuva. Além disso, considere a possibilidade de reservar reserva em Paraty, caso planeje passar a noite antes ou depois da trilha.

Sempre esteja bem preparado para a travessia, com equipamentos adequados, água, comida, mapa e informações atualizadas sobre a trilha.

E não se esqueça de informar alguém sobre seus planos e o roteiro que pretende seguir, por questões de segurança.