Trilha do Atalaia – Fernando de Noronha

Trilha que vale a pena!

Muita gente quer conhecer Fernando de Noronha e nem imagina a quantidade de trilhas lindas que têm por lá. A Trilha do Atalaia além de famosa é bem concorrida.

Assim como as demais trilhas do Parque Nacional de Noronha, a trilha deve ser agendada porque tem um número limitado de visitantes por dia e algumas delas requerem a companhia de um guia credenciado, independentemente do nível de dificuldade.

Ficamos bem contrariados em pagar tão caro no guia para uma trilha que considerávamos fácil, mas foi maravilhoso ter alguém nativo da ilha explicando todos os detalhes daquela natureza exuberante.

Nosso guia foi o Dino, ele combinou de nos encontrar na pousada em todas as vezes que nos acompanhou e nos levou no carro dele até o início da trilha.

A Trilha do Atalia pode ser curta ou longa (a parte curta não precisa de guia, mas deve ser agendada da mesma forma), o começo de ambas é igual, no Portão do Atalaia onde existe um controle dos guias e a quantidade de pessoas dos grupos agendados, venda de água, comidinhas, assim como o aluguel de coletes para usar na piscina natural, ja já te explico melhor como isso funciona.

Trilha curta

O início é bem tranquilo com cerca de 25 minutos de caminhada num caminho bem marcado, mas é muito importante seguir a trilha porque a vegetaçãode Fernando de Noronha só é bem preservada pelos cuidados tomados ao visitar esses espaços naturais. 

Chegando na piscina natural, que fica de frente para a Ilha do Frade, deixamos nossas coisas nas pedras e colocamos o colete e o snorkel, aqui entra um detalhe bem legal sobre o uso do colete, lá é super rasinho e o passeio é feito na maré baixa, mas o colete é justamente para flutuar e nadar com tranquilidade sem precisar pisar naquela região tão bem protegida, inclusive, cremes e produtos corporais são proibidos nesse passeio para não contaminar a água.

E você tem coragem de nadar com bebês tubarões? Porque ali existem grandes chances de encontrar alguns, além de uma enorme variedade de peixes, pedras, algas e corais.

Cada mergulho tem duração de 30 minutos, demos muita sorte porque estávamos sozinhos no nosso grupo e o próximo acabou demorando para chegar, então nadamos um pouquinho mais.

Trilha Longa

Seguindo para Atalaia longa voltamos um pouco no caminho e quando chegamos na bifurcação seguimos para a outra direção, ao invés de voltar para o Portão.

Nesse dia havia muita lama porque fomos em Abril e o clima estava bem instável, mas não nos impediu de ter um passeio prazeroso e conhecer mais uma piscina cheia de peixes e até uma moreia.

Essa segunda etapa tem um grau de dificuldade um pouco maior em relação à primeira, o melhor sempre é estar com tênis e roupa adequada para caminhar.

A vista é de tirar o fôlego para o mar de fora, vamos caminhando pela encosta, passamos por mirantes  e terminamos com pedras, pedras, pedras e pedras, MUITAS pedras no final da trilha até a Praia de Caieira.

Tempo de caminhada

A Trilha do Atalaia longa tem em média 4h de duração, acabamos fazendo em menos porque somos trilherios ansiosos e o Dino foi na nossa onda, com isso tivmos mais tempo para passearmos mais pela manhã. A Trilha curta são cerca de 25 a 30 minutos, 30 minutos de permanência e mais a volta.

Curtiu a nossa experiência? Tem muito mais, dá uma olhadinha também em:

  • Ilha Tour – Fernando de Noronha
  • Trilha Capim Açu – Fernando de Nornonha
  • O que fazer na Ilha de Fernando de Noronha a noite?

 


Comments

Uma resposta para “Trilha do Atalaia – Fernando de Noronha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *