Pico Paraná

Pico Paraná

Quando se fala de montanha muitas perguntas como o tempo, dificuldade, equipamento, alimentação, são mega relevantes e nesse Pico maravilhoso, cheio de encantos e aventuras, nada disso poderia ser deixado de fora.

Sobre o Pico 

Pico Paraná (PP) está  entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul e é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil, sim, sensacional!

Fica no Parque Estadual Pico do Paraná e também da Serra do Ibitiraquire.

Como chegar

Alugamos uma van pois estávamos num grupo de 15 pessoas e a divisão de gasolina, pedágios, estacionamentos acabou sendo mais vantajosa dessa forma.

Quando chegamos na Fazenda Pico Paraná já estava tarde então descarregamos as coisas, montamos acampamento e dormimos um pouco para começar a subida antes do sol nascer.

Nosso grupo era grande, então qualquer tempo economizado faria diferença.

Nos dividimos em dois grupos menores, um com o ritmo mais forte que saiu alguns minutos depois e o que saiu primeiro com o ritmo mais lento.

Subida

Foi muito bom subir apenas com mochila de ataque, deixando a cargueira no acampamento porque o frio diminui nosso condicionamento físico e a mochila pesada piora tudo ainda mais num terreno complicado como o do PP.

Muitos lugares por aí não mencionam, mas a subida é composta por muitas pedras altas e raízes de diversas espessuras, tamanhos variados ao longo de todo o caminho, então já prepare as pernas!

O clima estava bem agradável para subir, estava bem frio por ser inverno, mas com isso o céu estava limpo e o dia estava lindo.

A subida do Pico Paraná pode ser considerada de grau de dificuldade alto por ser mais técnico, dependendo do trecho da trilha.

A rota mais comum para chegar ao topo é a trilha do Itupava, que tem cerca de 11km de extensão e leva em média 6 horas para ser concluída.

A trilha é íngreme, com muitas subidas e descidas, e requer um bom preparo físico.

Além disso, em algumas partes da trilha, é necessário fazer uso de cordas e grampos já instalados na trilha, o que pode aumentar o nível de dificuldade da subida.

É importante estar bem preparado e conhecer bem o caminho para evitar contratempos.

Levamos cerca de 5h para subir com o grupo todo, alguns menos, outros mais.

Fizemos nossa refeição no pico, tiramos boas fotos e descansamos antes de descer.

Descida

Fique atento ao horário de descida para não caminhar no  escuro por muito tempo.

Na descida nosso grupo se separou em pequenos grupos novamente (nunca ande sozinho na trilha) e a volta parece completamente diferente da ida.

A vegetação é bem selvagem, muitas pedras e raízes que podem confundir o caminho.

Chegamos com outros 3 amigos em cerca de 3h30, fizemos uma volta muito rápida para poder retornar ao acampamento antes de escurecer.

Fazenda Pico Paraná

Apesar do cansaço, chegar na Fazenda Pico Paraná, poder tomar um banho quentinho, trocar de roupa e pedir um pastel fez a experiência ficar melhor ainda.

Lá eles vendem lanches bem gostosos para os acampantes, café com leite, chocolate, refrigerante e um tanto de outras coisas que recompensam a caminhada cansativa.

A noite foi muito fria, mas depois de descansados, 4 de nós subiram o Caratuva, mas essa experiência você pode acompanhar clicando aqui: Caratuva – Paraná


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *